Buenos Aires - Planejando a Viagem: Voos, Aeroportos e Hospedagem

by - novembro 02, 2017


1. Decidindo o destino de viagem

Buenos Aires foi um roteiro de férias um tanto inesperado pra mim. Por mais que eu tenha desde sempre acompanhado novelas e séries latinas, a verdade é que eu até hoje não estudei o idioma direito, então, foi preciso contar com a fluência do respectivo no idioma para que eu me sentisse mais confiante em conhecer esta belíssima capital que fica a apenas três horas do Rio de Janeiro. É claro que muita gente viaja com o portunhol nosso de cada dia mas, havendo alguma fluência no espanhol, certamente a interação com os hermanos será mais tranquila, especialmente em situações "pega turista", como em restaurantes, taxis e no meio da rua, quando a bússola falha e a gente fica meio perdido.

Planejar uma viagem internacional sempre demanda muitas pesquisas e alguns meses de antecedência. Como sou uma pessoa de hábitos ainda "analógicos", meu primeiro passo foi comprar um Lonely Planet para já ir "mapeando" a viagem. É claro que nesse meio tempo não pude deixar de conferir relatos de viagem em diversos blogs e canais no Youtube. Acompanhar diários e experiências de viagem são essenciais para esclarecer nossas dúvidas e, principalmente, dar aquela motivação extra para concretizarmos nossos planos de viajante. Como já comentei no post anterior, participo de um projeto literário chamado Papel Papel, e nesta rede conheci diversas blogueiras que já passaram por uma experiência de viagem em terras porteñas. Uma blogueira que me ajudou bastante neste planejamento foi a Fernanda, que já compartilhou diversas postagens sobre Buenos Aires em sua página. Obrigada Fê pelo apoio e infinitas dicas!!

Enfim, neste primeiro momento de planejamento, vale mesmo dedicar um bom tempo pra obter informações de seu destino. Sugiro que dê preferência aos relatos pessoais de blogueiros, principalmente daqueles que tenham um perfil de viagem parecido com o que você deseja vivenciar. Ah, e não deixe de conferir as resenhas no Tripadvisor, principalmente as relacionadas a hotéis e restaurantes. Mas sobre isto falaremos em um próximo post :)


2. Pero... no hablo español

Além do Lonely Planet sobre a Argentina (vi na Saraiva um específico sobre Buenos Aires, mas preferi esta edição mais completa), comprei um pocket book de Conversação em Espanhol. Até comecei a praticar com o Duolingo, mas o hábito de estudar com livros permanece. Mas espero um dia encontrar um método online bacana para desenferrujar meu portunhol! Alguma recomendação? 

Ainda sobre "espanhol online", tem um canal no Youtube que eu acho bem didático e divertido, o Espanhol para Brasileiros, da Driéli Sonaglio. Vou fazer um post depois sobre Espanhol para Sobrevivência na Argentina, acho que pode ser útil pra muita gente! Tem um canal de entretenimento que eu curto também, o Fashiopatía, de uma blogueira da Espanha que fala de moda e maquiagem. Acho bacana acompanhar um conteúdo mais descontraído também, e não apenas assistir aulas. Bem, pelo menos comigo, neste momento español básico da vida, é o que tem funcionado.


3. Aeroportos e táxis 

Decidido o destino de viagem, é agora que começa a parte mais difícil: encontrar passagem aérea e hospedagem. 

Para encontrar voos, é aquele esquema: ficar visitando sites de companhias aéreas quase que diariamente, em diversos horários do dia. Acabamos comprando as passagens na Gol. mesmo não sendo voo direto (somos do Rio e haveria uma parada em Guarulhos), pois o preço estava ok e nossa saída seria pelo Aeroporto Santos Dumont (mais perto de casa) e não pelo Galeão (que fica "do outro lado do mundo").

Quanto a chegada em Buenos Aires, o aeroporto mais próximo dos bairros turísticos é o Aeroparque Internacional Jorge Newbery, que fica a apenas 10/15 minutos dos bairros Recoleta e Palermo e a corrida de taxi custa em média 100/150 pesos.

O segundo aeroporto de Buenos Aires é o Ezeiza, que fica a quase 1h de distância do Aeroparque. Antes de comprar sua passagem, consulte no Google Maps a proximidade entre sua hospedagem e os aeroportos, e considere esta distância. Em nossa viagem, o voo de ida chegaria no Aeroparque, mas o da volta seria pelo Ezeiza. O trajeto de taxi da Recoleta até esse aeroporto custou 650 pesos (preço fechado com o taxista). É um valor alto, mas durante a viagem o taxista passou por 3 pedágios e o custo total destas tarifas (que ele pagou do próprio bolso) foi de 90 pesos. Então, em seu último dia em Buenos Aires, considere deixar na carteira pelo menos uns 800 pesos para este custo com o transporte, já que o pedágio é inevitável e o trânsito (o taxista nos disse que a partir das 16h já começa o "horário de rush", principalmente neste caminho para Ezeiza) podem ser um adicional na tarifa. Enfim, melhor ter uma grana sobrando do que passar por imprevistos...


4. Hotel ou AirBnb?

Em relação a hotéis, olhamos milhares e milhares de reviews no Booking mas, na região que pensávamos em ficar (Recoleta ou Palermo), estava difícil encontrar um hotel sem muitas reviews negativas (a gente sabe que Buenos Aires é uma cidade antiga, mas não dá pra ficarmos hospedados em um local onde era nítido o desconforto dos hóspedes, principalmente em relação a mofo, falta de aquecimento e fornecimento de água). E claro, ficar em um hotel muito luxuoso não estava nos planos, então, os de três e quatro estrelas "padeciam" destes problemas, segundo as reviews postadas no Booking.

Fomos então procurar locações no AirBnb, e já de cara encontramos muitas opções com reviews positivas! O preço médio da diária no eixo Palermo Viejo / Recoleta estava entre 130 reais, e seguimos à caça de algum quarto e sala ou studio que nos agradasse. Não vou dizer que foi fácil de decidir, mas o AirBnb te dá a possibilidade de enviar mensagens para os locatários, então, juntamente com as reviews dos hóspedes, dava pra ter uma ideia melhor de como era a região, além de conhecer um pouco das facilidades da vizinhança (como transportes, comércio etc). Decidimos alugar um studio na Recoleta (ficamos uma semana lá) e, felizmente, ao chegarmos no local, o apartamento era praticamente igual às fotos, e em ótima localização! Muita sorte mesmo :)

Mas e você, como costuma escolher seu destino de viagem? O domínio do idioma influencia na escolha? E em relação a passagens aéreas e hotéis, você segue a intuição ou pesquisa bastante? Compartilha com a gente sua experiência :)

Até a próxima, pessoal!
Rebeca C.


You May Also Like

0 comentários