Indicação de Livros




Para conhecer ARGENTINA e PUNTA DEL ESTE, leia:

Editora Rocco

Sinopse: Com 23 anos, Tom Michell decidiu deixar a Inglaterra para realizar o sonho de conhecer a América do Sul. Ao conseguir uma vaga como professor assistente em um renomado colégio na Argentina, ele jamais poderia imaginar que sua temporada no país seria marcada por um relacionamento inusitado: a amizade com Juan Salvador, um pinguim resgatado de um vazamento de óleo em uma praia de Punta del Este, no Uruguai. Uma mensagem de esperança é um livro de memórias encantador, que mostra como um animal de estimação pode trazer alegria e otimismo, mesmo nos tempos mais sombrios.

Em 1975, a Argentina vivia o colapso do governo peronista e enfrentava uma grave crise econômica e política, que acabou abrindo caminho para o golpe militar no ano seguinte. É nesse cenário de incertezas que chega ao país o jovem Tom Michell, vindo da Inglaterra para satisfazer um antigo desejo: conhecer a América do Sul. Com um emprego de professor assistente no Colégio St. George, internato de prestígio em Quilmes, subúrbio de Buenos Aires, ele não desconfiava que voltaria para sua terra natal com uma das experiências mais incríveis na bagagem.

Durante uma temporada de férias em Punta del Este, no Uruguai, Tom resolve caminhar pela praia. Chocado ao ver um imenso vazamento de óleo e diversos pinguins mortos pela poluição, ele fica surpreso ao encontrar uma das aves ainda viva. Cedendo a um impulso, decide transportar o pinguim até o apartamento onde estava hospedado e limpá-lo. Irritado e assustado no início, o animal chega a machucar seu salvador com uma forte bicada. Mas, ao perceber que não queriam lhe fazer mal, transforma-se em uma criatura tranquila, que espera pacientemente até acabar o banho improvisado e se recusa a deixar a companhia do ser humano que a resgatou. Era o início de uma bela amizade, que ficaria na memória e no coração de Tom para o resto da vida.

De mascote do time de rúgbi a coanfitrião de festas, passando por treinador de natação para um tímido e talentoso jovem, Juan Salvador se torna símbolo de companheirismo e força de vontade. Junto com Michell, ambos aprendem a viver em um ambiente completamente diferente do que estavam acostumados, tendo a amizade como ponto de apoio. Uma mensagem de esperança é uma história comovente e encantadora, com potencial para se tornar um clássico como Fernão Capelo Gaivota. 


Para conhecer o CHILE, leia:

Editora Record

Sinopse: O romance que consolidou Antonio Skármeta como um dos autores mais representativos da nova literatura latino-americana

O que mais pode querer um homem apaixonado que ter um dos maiores poetas latinos como conselheiro sentimental? Mario Jiménez é um afortunado carteiro responsável pela correspondência de certo senhor que poderia ser apenas um simples ancião experiente e bem-falante sobre as coisas do amor, se não fosse ele Pablo Neruda. 

A cada nova remessa de cartas, o humilde funcionário do serviço de correios chileno e o poeta consolidam uma relação inusitada: Mario vê no escritor e diplomata o cúmplice ideal nas considerações sobre a propriedade das metáforas e o mestre supremo na arte do amor. 

Em meio à efervescência política do Chile na virada da década de 1960 para 1970, a improvável amizade floresce. É do prêmio Nobel de Literatura que o carteiro busca conselhos sobre como conquistar o coração da garçonete Beatriz. E é do simples Mario que Neruda recebe os sons de sua casa, quando, doente, pede ao rapaz que grave os ruídos que encontrar pela Ilha Negra. Tal encontro, tão fictício quanto as figuras do carteiro e de sua amada, é promovido por Antonio Skármeta neste tempestuoso, engraçado e apaixonante romance. Uma inesquecível homenagem a Neruda, ao amor e à poesia.


Para conhecer a ÍNDIA, leia:


Editora Morro Branco

Sinopse: No dia de sua aposentadoria, inspetor Chopra descobre que herdou um elefante: um presente incomum, que não poderia ser mais inconveniente. Especialmente quando se tem um último caso para resolver.

Mas enquanto suas investigações sobre um homicídio o levam através de Mumbai – das ricas mansões ao submundo sombrio das favelas – ele rapidamente descobre que um bebê elefante pode ser exatamente o que um homem honesto precisa.


Ateliê Editorial

Sinopse: Acabo de ler, prazerosamente, o livro de Marleine Paula. Texto rápido, mas denso. Nele estão, em linguagem simpática e comunicativa, as informações essenciais que um aspirante a visitador precisa ter sobre a Índia, que podem transformar-se nas recordações indeléveis que um percorredor de mundo traz de lá. Não conheço a Índia. O livro de Marleine Paula incitou-me a conhecê-la: a ver as formas e cores vibrantes, a sentir os aromas e os sabores esquisitos, a contemplar o novo misturado com o velho, o concreto com o abstrato, mas sobretudo o transitório com o eterno.



Para conhecer o JAPÃO, leia:

Editora Record

Sinopse: Quando um relacionamento vai mal, nada melhor do que viajar para um mundo distante para repensar a vida. E é exatamente isso que Samuel faz. E é exatamente isso que Samuel faz. Sua namorada, Gabriela, com quem ele mantém um relacionamento há oito anos, parece mais distante a cada dia, e sua vida passa a se dividir entre as aulas de alemão e as pesquisas que faz para os livros de autoajuda de seu vizinho, o escritor Titus. Tudo isso na companhia do gato Mishima. Porém, certa manhã, algo tira Samuel de sua existência monótona: um cartão-postal vindo do Japão com a imagem de um gato de porcelana, o maneki-neko, e os dizeres “Wabi-Sabi”. Dias depois, ele recebe em sua casa um segundo postal com a fotografia de um templo e as mesmas palavras. Intrigado, Samuel decide ir ao Japão para descobrir quem é o remetente das misteriosas mensagens, e sua viagem acaba se transformando em uma verdadeira jornada de autoconhecimento.


Para conhecer LONDRES, leia:


Editora Rocco

Sinopse: Cenas londrinas compila seis crônicas nas quais Virginia Woolf confirma sua paixão por sua cidade natal. Virginia faz um retrato da década de 1930 ao observar o encanto da moderna Londres. Ao se deslocar para a perspectiva tanto de grandes homens quanto de cidadãos comuns, a autora oferece uma visão original, clara e atraente do movimento orgânico das ruas.

Inicialmente publicado com cinco narrativas – produzidas entre 1931 e 1932 –, a este volume se soma a crônica descoberta na biblioteca da Universidade de Sussex, em 2005. É como se Virginia estivesse conduzindo o leitor por um passeio, começa nas docas de Londres, depois migra para o tumultuado comércio ambulante da Oxford Street, prossegue com um curioso giro por endereços de grandes homens – em busca de escritores ilustres. Há a contemplação das catedrais de St. Paul e de Westminster, e a visita à casa de Keats, em Hampstead. Por fim, o olhar se fixa na figura típica da mulher de classe média inglesa, para Ivo Barroso, “a visão de um microcosmo representativo de toda uma nacionalidade”.


Para conhecer MALLORCA, leia:

Editora Rocco

Sinopse: Uma quinzena de férias com hospedagem numa casa confortável, com piscina, em local ensolarado, repleto de praias belíssimas, na companhia da família e de amigos íntimos nem sempre corresponde a momentos agradáveis e de lazer. Em Os veranistas, a escritora Emma Straub analisa as contraditórias relações de afeto na contemporaneidade, deslocando para Palma de Maiorca, na Espanha, um grupo de sofisticados nova-iorquinos que estão vivendo uma fase de transição de suas vidas, enquanto superam traições amorosas. O resultado é um romance encantador sobre a vida em família, a amizade e o amor.

 Montando cenas incômodas, em que eclodem as pequenas rusgas permitidas pela intimidade entre pessoas que se conhecem profundamente, Emma Straub entrega os personagens ao leitor, que os recebe como membros de sua própria família. Os hábitos de cada um, que irritam ou encantam os demais, compõem essa extensa e intensa reunião de figuras notáveis, mas que são tão familiares quanto as que encontramos no dia a dia. Uma narrativa que hipnotiza o leitor por sua aparente simplicidade e, principalmente, pela profundidade do que discute: a dificuldade das escolhas numa sociedade em que todas as ligações podem ser facilmente desfeitas.


Para conhecer NOVA YORK, leia:

Editora Rocco

Sinopse: É possível ser solitário em qualquer lugar, mas há um sabor particular na solidão quando se mora em uma grande cidade. A princípio esse estado pode parecer incompatível com a vida urbana e a presença em massa de seres humanos, mas a mera proximidade física não é suficiente para dissipar a sensação de isolamento interno. Em A cidade solitária, Olivia Laing dá continuidade ao trabalho iniciado no celebrado Viagem ao redor da garrafa e volta a articular vida e arte para, combinando reportagem, literatura, biografia e relato pessoal, analisar a solidão a partir de obras de artistas que, em meio ao dia a dia intenso de uma metrópole, lidaram direta ou indiretamente com esse sentimento ou foram perturbados por ele – com destaque para Edward Hopper, Andy Warhol, David Wojnarowicz e Henry Darger.

O que significa estar solitário? Como vivemos quando não estamos intimamente envolvidos com outro ser humano? De que forma nos conectamos com outros indivíduos? A tecnologia é capaz de nos aproximar ou simplesmente nos aprisiona atrás de telas? Habitada ainda por outros personagens, de Virginia Woolf a Alfred Hitchcock e Greta Garbo, A cidade solitária traz um texto provocativo, comovente e extremamente humano sobre os espaços entre as pessoas – que, inerentes ao ato de estar vivo, podem ser ocupados pelas estranhas e fascinantes possibilidades da arte. O livro foi considerado um dos melhores do ano por veículos como The Guardian, Observer, Telegraph, Times Literary Supplement, Elle e Slate.



Para conhecer o PAÍS DE GALES, leia:

Ateliê Editorial

Sinopse: Paul Collins e sua família abandonaram as colinas de San Francisco para se mudarem para o interior do País de Gales – para se mudarem, na verdade, para a vila de Hay-on-Wye, a “Cidade dos Livros”, que ostenta mil e quinhentos habitantes e quarenta livrarias. Convidando os leitores a entrarem em um santuário para os amantes dos livros, A Casa dos Seis Tostões é uma meditação sincera e muitas vezes hilária sobre o que os livros significam para nós.

Share
Tweet
Pin
Share