Pontos Turísticos de Buenos Aires: Floralis Genérica e Faculdade de Direito | Palermo

by - novembro 05, 2017


"A la noche recogerá con lentitud sus pétalos 
para dormir bajo un cielo con luna o sin estrellas..."


A Floralis Generica foi o primeiro monumento que conhecemos em Buenos Aires. Localizada na região dos parques de Palermo e Recoleta, a Floralis é uma atração turística que surpreende pelo contraste de sua imponência arquitetônica e pela leveza de seu significado: uma flor que abre suas pétalas durante o dia e à noite se recolhe é uma bela imagem de uma cidade (e também do ser humano) que dorme e renasce a cada dia.

Este monumento foi construído em 2002, já passou por reformas estruturais e, em nossa visita no mês de outubro, parecia estar em bom funcionamento, mantendo o abrir e fechar de pétalas ao longo do dia.


A Floralis fica localizada na Plaza de las Naciones UnidasAv. Pres. Figueroa Alcorta 2301, no cruzamento com a Calle Austria, em Palermo, já na divisa com a Recoleta.

Mesmo sendo uma área de Parques públicos, nossa experiência na região foi super tranquila, tanto em caminhadas matinais como noturnas, inclusive domingo à noite. Em todo horário haviam moradores passeando com cachorros, famílias com carrinhos de bebê, pessoas descansando, lendo, enfim... Não vimos "pessoas suspeitas" rondando o local ou moradores de rua (pode parecer um "comentário duro", mas acredito que muitos turistas pensem a respeito disso em seus itinerários de viagem - principalmente quem é do Rio e já vai pra rua com medo de não voltar pra casa...). Bom, pelo menos em nossa experiência de viagem, os bairros de Palermo e Recoleta surpreenderam não apenas pela beleza de suas atrações, mas pela sensação de tranquilidade e segurança em todo tempo.

PS: Se você passou por alguma situação complicada nestas localidades, compartilhe com a gente nos comentários; afinal, sempre é bom levar uma dose de recomendação e prudência em nossa bagagem... 


De volta ao monumento: você pode contornar o "lago" onde "mora" a Floralis e observá-la 360º, de todos os pontos possíveis.


Ao lado da Plaza de las Naciones Unidas está a Faculdade de Direito, fundada em 1874 e transferida para este monumental prédio durante o governo Perón. Em nosso passeio, visitamos apenas o hall de entrada da Faculdade, mas acredito que hajam visitas guiadas disponíveis, pois o interior do prédio ainda comporta um interessante ambiente museológico e também um arquivo.



Voltamos à região em diversos momentos da semana, pois estávamos hospedados a poucas quadras da Floralis. Se houver disponibilidade, visite a região dos Parques de Palermo também no fim de tarde, e não deixe de ver a Floralis no anoitecer: a experiência é indescritível! 


Repare como a flor se fecha neste início de noite, por volta das 19h (era outubro, e a Argentina não segue o nosso horário de verão; ainda assim, já anoitece bem tarde neste período, por volta das oito mesmo) :)


O descanso era necessário e a vista perfeita, então, sentamos em um banquinho em frente a flor e aguardamos o céu escurecer de vez:


Impressionante, não é mesmo? :)


Recomendamos este passeio aos viajantes de todas as idades! E você, caro leitor, já visitou a Floralis Genérica? Conta pra gente!

You May Also Like

0 comentários